O Nissan Leaf, modelo que no Brasil vem sendo fruto de projeto-piloto de táxi elétrico na cidade de São Paulo, bateu uma marca histórica nesta semana: 50 mil unidades produzidas e carro elétrico mais vendido do mundo.
Cálculos feitos pela Nissan mostram que a frota do modelo já rodou 260 milhões de quilômetros em todo o mundo desde o seu lançamento, o que representa uma não emissão de 45,2 milhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera.
Para absorver tamanha quantidade de CO2 seria necessário plantar o equivalente a 3,2 milhões de árvores, aponta a Nissan.
O modelo é comercializado em larga escala no Japão, Estados Unidos e Europa. No Velho Continente, a Nissan pretende dobrar o atual número de pontos de recarga através da instalação de carregadores rápidos em shoppings e postos de serviço em estradas.
Hoje, a Europa conta uma frota de 7.000 unidades do Nissan Leaf e 601 pontos de recarga. Segundo a empresa a autonomia do veículo é de 160 km com uma única carga e os postos com carregadores rápidos permitem uma recarga de 80% da bateria em até 30 minutos – o que garante uma autonomia de 120 km.