96,69% dos comandantes de navios e organizações de terra pesquisados pela ‘Praticagem de São Paulo’ aprovam os serviços prestados pelos práticos de Santos.
Realizada anualmente, a pesquisa tem dois objetivos, destaca o presidente da Praticagem de São Paulo, Paulo Sérgio Barbosa.
O primeiro é saber como o trabalho é avaliado por aqueles que contratam os serviços, a fim de corrigir eventuais problemas detectados, e o segundo é aferir uma das condições para a manutenção da certificação ISO 9001: 2008.
Segundo o executivo, a Praticagem de Santos foi a primeira das Américas e ser certificada pela qualidade dos serviços, em 1998.
Pesquisa 2013
Para a realização da pesquisa anual foram distribuídos 306 questionários aos comandantes de navios. No total, 167 estrangeiros e dez brasileiros responderam as perguntas. Outras 30 organizações públicas e privadas de terra receberam o formulário e dez apresentaram as respostas.
A avaliação positiva em torno de 97% foi registrada em todos os itens da avaliação. Um exemplo são os 96,69% alcançados pela importância conferida à Praticagem (74,59% dos pesquisados a consideraram muito importante e 22,1% entenderam que ela é importante). Apenas 2,21% acham que a importância é média e 0,55% que ela não tem importância ou pouca importância.
No quesito presteza, agilidade e eficiência, 96,13% de aprovação: 68,51% dizem que a Praticagem atende plenamente suas necessidades e 27,62% que atende suas necessidades.
A pontualidade e eficiência também foram avaliadas e aprovadas, desta vez, por 96,68%: 69,33% entendem que a Praticagem atende plenamente suas necessidades e 27,35% dizem que atende suas necessidades.
Avanços
No ano passado, o item eficácia no atendimento, que compreende presteza, agilidade e eficiência, obteve 93,52% de aprovação (58,03% em “atende plenamente suas necessidades” e 35,49% no “atende suas necessidades”).
Neste ano, o índice evoluiu: 68,51% dos entrevistados consideraram que o serviço de praticagem atende plenamente suas necessidades, enquanto 27,42% informaram que atende suas necessidades. No total, também houve crescimento: 95,93%.
Em relação à evolução, Barbosa disse que a pesquisa é a prova clara da eficiência desse setor, que muito tem contribuído para melhorar a eficiência do porto santista.
Para a realização de sua atividade, o prático santista conta com um Centro de Operações, que funciona 24 horas por dia sem qualquer interrupção e que está passando por uma significativa modernização. Dispõe de uma frota de 18 embarcações, cuja manutenção é feita no próprio estaleiro da Praticagem.
Ao todo, são quase 100 funcionários que trabalham para dar suporte às manobras de navios realizadas pelos práticos.
“Toda essa estrutura é dispendiosa, mas necessária para manter a qualidade do serviço prestado e nossa atividade não recebe subsídio oficial”, diz Barbosa. “Os resultados da pesquisa coroam esses esforços”, afirma.