O que você acha de fazer um pneu a cada 36 segundos e com apenas um operador?
Essa máquina existe e está em exposição na Tire Technology 2013, tradicional feira do ramo que acontece em Colônia, na Alemanha, entre hoje e quinta-feira.
Na verdade são duas máquinas com essa potencialidade: a VMI Maxx e a VMI Exxium, ambas do Grupo VMI holandês, líder global do desenvolvimento de soluções para a indústria de pneus.
Nas duas versões o operador pode dosar a quantidade de insumos a serem aplicados na confecção dos pneus, sendo que a VMI Exxium se destina a projetos mais complexos, embora o ferramental, manutenção e operação sejam semelhantes, destaca a empresa.
Na VMI Maxx, dependendo da programação é possível tirar um pneu a cada 44 segundos, ou uma produção diária de 1.500 unidades.
Já na VMI Exxium esse tempo pode cair para 36 segundos com a possibilidade de fechar o dia com uma produção de 1.900 unidades.
A VMI destaca que os equipamentos foram pensados e desenvolvidos para a aplicação de compostos e manufatura de pneus verdes, um dos grandes temas da edição da Tire Technology 2013.