A ABC Valadares – Artefatos de Borracha Coelho – agora é ABC Borracha. Por trás da nova identificação visual há, na verdade, um conjunto de mudanças que visa posicionar a empresa de 36 anos de história junto ao mercado brasileiro em um novo patamar.
“Estamos atravessando um momento de profissionalização de processos e de gestão comercial e segmentando nossas atividades em unidades de negócios”, destaca o gerente geral da ABC, Humberto Freitas durante a realização da Recaufair Pneu Show/Expobor, na semana passada.
Um dos motivos dessa repaginada passa pelo reposicionamento estratégico dos negócios, consolidados numa visão muito regional. “Esse novo posicionamento implica em uma visão mais ampla do mercado nacional, e passa pela adoção de uma postura mais agressiva na forma de ganhar fatias importantes sobre os mercados em que atuamos”, disse.
Com ações baseadas e centralizadas em Governador Valadares (MG), a ABC Borracha conta com 200 colaboradores diretos, mais de 1.000 clientes e uma base de representantes em todo o País. Mas esse quadro deve mudar rapidamente.
“Estamos contratando”, diz Freitas. “Queremos formar um quadro técnico de altíssimo nível, com profissionais experientes e especializados para fundamentar nossa estratégia de ampliação na participação de mercado”, relata.
Em paralelo ao processo de formação de uma equipe de vendas mais robusta, a ABC Borracha também está duplicando sua atual capacidade de produção de bandas de rodagem, além de contar com uma linha adicional de mistura de compostos.
“Até o encerramento do primeiro trimestre já estaremos com a capacidade de produção de bandas de rodagem duplicada, contando com lançamentos de novos desenhos e a conclusão de instalação da nova linha de mistura de compostos”, disse.
O camelback agrícola e OTR também fazem parte do portfólio de produtos responsáveis por tornar a empresa mais competitiva. Produzido com um novo composto de borracha, que apresenta excelentes resultados de desgaste e laceração, sua formulação garante acabamento perfeito no processo de reforma, diz o gerente geral da empresa.
Na estruturação por segmentos de negócios da ABC Borracha, 40% do faturamento virá da linha de reformas, 35% da linha de produtos e 25% da linha de compostos.
Com esse quadro, a empresa não pretende apenas dobrar sua capacidade de produção, mas também duplicar seu faturamento.
“Nossa taxa de crescimento anual tem ficado na casa dos 25% na série dos últimos quatro anos, mas para 2012 nossa meta é ampliar esse crescimento para um percentual superior a 30%”, diz Freitas, ao apontar que a linha de produtos para reforma já obteve expansão de 30% no ano passado.