Após dois anos de uma verdadeira batalha – diplomática, política, trabalhista e que envolveu até mesmo as forças armadas da Coreia do Sul, a chinesa DoubleStar é a nova proprietária da Kumho, a segunda maior empresa produtora de pneus sul-coreana.
Segundo os jornais sul-coreanos (The Korea Herald e Korea It Times), todas as partes chegaram a um acordo:
Funcionários: dos 2.987 funcionários sindicalizados, 60,5% votaram a favor da venda da empresa. Os trabalhadores asseguraram bônus de 25% por resultados a serem conquistados nos próximos dois anos, congelamento dos salários até 2019 e participações acionárias (do sindicato e dos trabalhadores).
Credores: o Korea Develpment Banco – KDB (o BNDES local), principal credor e líder do grupo de nove credores da Kumho, assinou memorando de entendimento e de normalização do negócio com a Doublestar – em 02 de abril – e proverá a operação com um fundo de 200 bilhões de wons – aproximadamente US$ 198,4 milhões.
Dinheiro do fundo: será usado para que a Kumho pague suas dívidas em atraso nos últimos três meses. Segundo o KDB, 27 bilhões de wons serão usados para pagar insumos e 40 bilhões de wons de dívidas corporativas.
Para chegar a esse consenso, a Doublestar resolveu as pendências relativas à marca comercial da Kumho Industrial e obteve aprovação do Ministério da Defesa e do Ministério do Comércio, Indústria e Energia.
Esse aval é relevante na medida em que a Kumho é fornecedora de partes e peças para as forças armadas do país e tem papel estratégico para a defesa sul-coreana.
A Doublestar se comprometeu a elevar o capital da Kumho para 646,6 bilhões de wons. Esse montante, combinado com os fundos liberados pelo KDB permitirão flexibilizações do perfil de dívida da empresa, em prazo e taxas.
Quem é a Doublestar
Quem comprou a Kumho foi um consórcio capitaneado pela Doublestar e é formado pela Qingdao Conson Development, Qingdao City Construction Investment e Qingdao Port International.
A Doublestar figura entre as 30 maiores empresas produtoras de pneus do mundo e entre as cinco maiores da China.
Suas vendas em 2016 atingiram cerca de 836 bilhões de won, o que representa cerca de um terço dos 2,94 trilhões de wons do Kumho.
A Doublestar se notabiliza pelos pneus de carga, voltados para caminhões e ônibus e não tem experiência real em pneus de veículos de passeio, uma das principais forças da Kumho.