A rotulagem de pneus já é realidade na Europa desde 1º de novembro de 2012. Desde então, todos os pneus produzidos e vendidos no Velho Continente têm, obrigatoriamente, que conter um rótulo com informações sobre o produto – algo que aqui no Brasil o modelo mais próximo é o rótulo existente para equipamentos eletrodomésticos de linha branca e marrom.
A adoção do sistema pelos europeus chegou a ser vista pela China Rubber Industries Association (CRIA), a associação que reúne produtores de pneus e borracha da China, como um dos eventos mais relevantes para o futuro da indústria chinesa em 2012.
Rotulagem, pneus verdes e todo o escopo trazido pelos conceitos representam, não apenas a arte de bem informar o consumidor sobre o produto que ele compra para o seu carro, mas representa, para a indústria, a arte de manufaturar produtos mais aperfeiçoados, com maior valor tecnológico, e, mais importante, oferecer na prateleira exatamente o produto que ela desenvolveu e se comprometeu a entregar.
A rotulagem em si é um sistema de rating que assegura se um pneu ‘entrega’ ao consumidor exatamente aquilo a que ele se propõe e o sistema de notas, códigos e aplicações diferenciam, por classes, esses produtos, dando uma visão imediata ao consumidor quem é bom é quem é ruim, quem é melhor e quem é pior, quem rende mais, é mais seguro, mais econômico, ou está dentro da filosofia dos novos tempos, chamada de pneus verdes.
Dentro do contexto a rotulagem define a eficiência do pneu no quesito economia de combustível, sua capacidade de aderência em pisos secos e molhados, o nível de ruído que o pneu faz ao entrar em contato com o rolamento.
Você sabia que um pneu que emite xis decibéis acima da capacidade do ouvido humano pode deixar um motorista com dor de cabeça ao final de uma viagem?
Ponderado por um sistema de letras que vai de A a G, onde A é a melhor nota e G a pior, a rotulagem, de cara mostra ao consumidor que, se ele comprar um pneu com letra A, ao invés de um pneu com letra G, vai economizar, de cara, 7,5% na conta de combustível ao final da vida útil do pneu.
A mesma ponderação vale para um pneu que freia o veículo em uma distância menor e outro que para o carro em uma distância muito maior, mesmo que o veículo tenha sistemas ABS e tecnologia de última geração no quesito.
Quer uma comparação? A Nokian, tradicional produtora de pneus da Finlândia destaca que o espaço de frenagem de um pneu com letra A, rodando em um veículo a 80 km/h chega a ser 18 metros menos que o espaço necessário de frenagem de um pneu com a letra G rodando em outro veículo com a mesma velocidade.
Já o nível de ruído exibido pelo pneu no rolamento é exibido por ondas sonoras aonde 1 representa uma onda e referenda um pneu silencioso, 2 (duas ondas) um pneu de nível médio e 3 (três ondas), um pneu barulhento.
Como você pode ver, a importância do pneu é tamanha que muitas das informações pertinentes a ele são, ou de desconhecimento público, ou simplesmente desinteresse do consumidor, mas um produto adequado faz toda a diferença e a rotulagem, de forma simples, busca mostrar isso ao consumidor em apenas um rótulo que é colocado no pneu e fica à mostra na loja ou revenda escolhida para sua compra.
A especial atenção da associação dos produtores de pneus e borracha da China, portanto, tem suas motivações bastante claras, uma vez que a qualidade dos pneus terá de ser comprovada pela rotulagem em si, sendo que os chamados pneus verdes, por agregarem compostos diferenciados e estarem inseridos em uma nova categoria de produtos (Premium) são mais facilmente qualificáveis no contexto da rotulagem, com os melhores ratings ou as melhores notas.
Alguns exemplos de pneus que estão no topo da categoria A/A são o Ecopia EP001S, da Bridgestone, o Ecowing es01, da Kumho e o Pirelli Cinturato P7 Blue.
Link relacionado:
Motoristas dão pouca importância aos pneus
Fontes para pesquisa
Aeolus vê na rotulagem europeia chances para crescer
Rotulagem e TPMS passam a ser obrigatórios na Europa
Continental mostra como funciona a rotulagem de pneus
Lanxess desenvolve pneu protótipo com rotulagem AA
Bridgestone se prepara para rotulagem de pneus na Europa
Michelin explica novo conceito de rotulagem na Europa
Bridgestone apura: 63% dos motoristas não conferem pressão de pneus
Lanxess mostra a vantagem dos pneus verdes
Para os chineses, futuro do setor passa pelo pneu verde
Reifen 2012 começa amanhã recheada de novidades