A AGCO, empresa produtora de máquinas e implementos agrícolas como Challenger®, Fendt®, GSI®, Massey Ferguson® e Valtra® anunciou nesta segunda-feira, 11, investimentos de R$ 18 milhões na expansão da capacidade de produção de equipamentos para armazenagem e produção de proteína animal em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.
O anúncio foi feito pelo presidente, CEO e presidente do conselho da AGCO, Martin Richenhagen e pelo vice-presidente sênior e gerente geral da AGCO para a América do Sul, André Carioba. Segundo os executivos, a expansão resultará, na verdade, na construção de uma nova fábrica no local, que estará operacional até o final do ano.
"As colheitas recordes de 2013 e 2014, e o aumento contínuo da produção de grãos, mostraram que o desenvolvimento da infraestrutura necessária para armazenagem de grãos tornou-se fundamental. O negócio de armazenagem de grãos da AGCO, através da GSI, ajudará a atender essa demanda no futuro”, aponta André Carioba.
Segundo Carioba, a AGCO também investiu R$ 3 milhões em um novo Centro de Distribuição de Peças em Ernestina (RS), unidade que atenderá a região sul do Brasil e países vizinhos como a Argentina, Paraguai e Uruguai.
A AGCO fabrica equipamentos agrícolas em seis fábricas no Brasil e uma na Argentina para atender o mercado da América do Sul.
As colheitadeiras são produzidas em Santa Rosa (RS), os equipamentos de cana de açúcar são produzidos em Ribeirão Preto (SP) e os tratores são produzidos em fábricas localizadas em Mogi das Cruzes (SP) e Canoas (RS).
Os implementos da AGCO são fabricados em Ibirubá (RS) e a GSI possui sua fábrica em Marau (RS). Os produtos são exportados para outros mercados da América do Sul, mas também para mercados distantes como a África (com foco em uma joint venture na Argélia).