Os avanços da Lei 12.815, conhecida como MP dos Portos, que prevê modernização, atração de investimentos, redução de custos e aumento da competitividade dos agentes portuários no País, chamou a atenção das fabricantes Linde Material Handling e Konecranes Lifting Business.
As duas empresas acabam de firmar acordo de cooperação internacional para operação conjunta na linha de máquinas de movimentação de contêineres cheios ou vazios, denominadas reach stacker e o Brasil é um dos mercados em potencial para a aplicação de produtos e serviços.
Segundo o informe das empresas, com a parceria firmada, a Konecranes concentrará a fabricação dos equipamentos. Na Europa seguirá com a marca Linde e nas demais regiões, incluindo o Brasil, com a marca Konecranes, empregando a estrutura de canais de vendas, rede de representantes dedicada, pós-venda e estoque de peças da Linde.
No mercado brasileiro, a Konecranes já conta com uma frota de aproximadamente 150 máquinas, mas tem metas bastante agressivas para elevar esse número ao longo de 2014.
Portfólio
Entre os modelos que constam do portifólio da Konecranes, destaque para os reach stacker SMV-4531 TB5, TB6 e o SMV-4542 TBX5, destinados à movimentação de contêineres de 20´ e 40´ cheios, com capacidade de empilhamento de 45 toneladas na primeira fileira e empilhamento de cinco a seis contêineres de alto – o SMV-4542 TBX5 tem aplicação no trabalho de descarregamento/carregamento da segunda linha férrea.
Outra linha de produtos é o Empty Contêineres SMV-6 ECB 80, SMV-6/7 ECB 90 e SMV-5/6 ECB 100DS, para movimentação de contêineres de 20´ e 40´ vazios, com capacidade de empilhamento de 8 a 10 toneladas e empilhamento, com destaque para a possibilidade de efetuar a operação com dois contêineres simultaneamente.