Equipamento pode ser complementar ou até substituir pulverizadores
A Case IH, marca da CNH, realizou na Agrishow, o pré-lançamento do Drone de Pulverização Case IH. Com importação e distribuição no Brasil pela marca, o drone será oferecido em dois modelos, de 30 litros e 70 litros – esse último o de maior capacidade disponível atualmente do mercado.
Destinado a pequenos e médios produtores, mas podendo ser utilizado em grandes áreas, o drone pode ser complementar ou até substituir pulverizadores de três pontos (montados) ou de arrasto, assim como para operações com pulverizadores autopropelidos.
O equipamento se destaca por sua versatilidade para pulverização e aplicação de sólidos, além da qualidade de aplicação fornecida por uma ótima uniformidade de gotas (espectro) pela geração centrífuga, assim como maior penetração no dossel da planta, proporcionado pelo transporte das gotas para o alvo gerado pelo movimento de suas próprias hélices.
Entre suas vantagens está a possibilidade de uso em áreas de topografia irregular, onde um pulverizador mais pesado teria dificuldades para entrar. Em terrenos com talhões menores, que normalmente são mais recortados, o drone também leva vantagem em relação às longas barras de um pulverizador autopropelido.
Outro uso indicado é após a ocorrência de chuvas, evitando, por exemplo, o atolamento do pulverizador/trator, o amassamento da cultura e a compactação do solo.
Outro ponto relevante é que o equipamento possui plano de voo autônomo e necessita de apenas uma pessoa para monitorar e fazer a troca das baterias e o reabastecimento.