A Airbus anunciou nesta quarta-feira, 26, a entrega da 100ª aeronave A350 XWB – modelo A350-900 – para a China Airlines. O feito foi registrado apenas 30 meses da primeira entrega, pontua a companhia.
Segundo Fabrice Bregier, COO e presidente de Aeronaves Comerciais da Airbus, o A350 está definindo novos parâmetros para as viagens aéreas de longa distância em termos de eficiência e conforto.
Com essa entrega, a empresa manteve a definida até o final de 2018, que é de entregar aos clientes 10 unidades do A350 por mês.
Ao todo, já são 14 companhias aéreas globais que contam com a aeronave em suas frotas. O modelo opera com um índice de confiabilidade de 99% – o indicador pode ser compreendido como a disponibilidade da aeronave. Quanto mais próximo a 100, mais eficientes as operações da companhia aérea.
Até o momento são 847 pedidos firmes feitos por 45 clientes em todo o mundo, sendo que a Airbus já tem programado para o quarto trimestre deste ano, a entrega do A350-1000, o mais novo integrante da família A350 XWB, atualmente em fase de testes de voo.
Entre as principais características da família A350 XWB estão o design aerodinâmico de última geração, fuselagem e asas em fibra de carbono e motores Rolls-Royce de última geração.
Segundo a fabricante, essas tecnologias associadas dão ao modelo uma redução de 25% no consumo de combustível, nas emissões de gases do efeito estufa e manutenção.