A ALL – América Latina Logística conquistou o segundo lugar no ranking das 100 empresas mais inovadoras no uso da TI, segundo pesquisa realizada pela revista Information Week, em parceria com a Pricewaterhouse Coopers.
O projeto de otimização do planejamento e redução de tempo de circulação de trens a partir do uso de inteligência artificial redeu à ALL o destaque na categoria Serviços Diversos e o segundo lugar na classificação geral da premiação.
A pesquisa, que chegou a sua 13ª edição, tem como finalidade entender as evoluções do setor e reconhecer as empresas que melhor utilizaram processos e tecnologias diferenciadas dentro de seus departamentos. A metodologia do estudo considerou aspectos relacionados à gestão da inovação e analisou os mais de 240 cases inscritos.
O projeto premiado da ALL contou com investimentos na ordem de R$ 5 milhões e teve como objetivo ampliar a capacidade de transporte ferroviário, uma das diretrizes da companhia, por meio da redução do tempo de trânsito das locomotivas.
Segundo o Gerente de TI da ALL, Thiago Neufert, após a implantação deste sistema, a companhia já contabiliza os 4% de melhoria no tempo de tráfego dos trens traçados como meta inicial.