A ALL – América Latina Logística inaugurou nesta quinta-feira, 19, em Rondonópolis (MT), o maior centro intermodal do País, o Complexo Intermodal Rondonópolis (CIR).
O Complexo Intermodal faz parte do Projeto Expansão Malha Norte do PAC2 – Programa de Aceleração do Crescimento e envolveu desembolsos da ordem de R$ 880 milhões por parte da ALL.
O projeto completo envolveu a construção de 260 km de trilhos – que ligam a cidade de Alto Araguaia à Rondonópolis – aproximando a ALL da fronteira oeste do Brasil, fato que eleva a eficiência do escoamento de cargas do Centro Oeste para o Porto de Santos.
Além do terminal da ALL, cerca de outras 20 empresas pretendem instalar terminais e indústrias no Complexo, com um investimento adicional estimado em R$ 700 milhões nos próximos cinco anos.
Entre elas, está a Brado Logística, subsidiária da ALL para o transporte intermodal de contêineres, que já está operando seu terminal no Complexo Intermodal Rondonópolis, cuja capacidade de movimentação chega a 240 TEUs (Tonelada equivalente a 20 pés) por ano.
“A ALL acredita na ferrovia como solução para a competitividade do país e tem orgulho de ser hoje o maior provedor logístico do Estado do Mato Grosso. Já conquistamos excelentes resultados operacionais com a entrega da primeira fase, e não temos dúvidas da contribuição do projeto para o escoamento de cargas para exportação”, destaca em nota o presidente da ALL, Alexandre Santoro.
O novo terminal da ALL começa a operar com capacidade de carregamento de 120 vagões graneleiros a cada 3,5 horas, aponta o executivo.