A Michelin fechou o primeiro trimestre de 2012 com vendas em alta para pneus originais (OE). A empresa francesa elevou em 10% a comercialização de seus produtos ante o mesmo período do ano passado.
Dos cinco continentes de atuação da marca, apenas a América do Sul ‘patinou’ nessa categoria de produtos no período, com vendas em baixa de 3%.
América do Norte (+22%), Ásia (+12% sem a Índia), África (+10% com a Índia) e Europa (1,0%) registraram resultados positivos.
Com relação ao combalido mercado europeu, o informe de resultados trimestrais divulgado pela Michelin aponta um ligeiro aumento da demanda por pneus premium, ante um retrato de crescimento na América do Norte impulsionado pela maior demanda de vendas de veículos e renovação de frota.
De forma surpreendente, a empresa francesa aponta aumento de apenas 0,1% de vendas na China, devido à desaceleração da demanda por aquisição de novos veículos naquele mercado.
Já o Japão e a Coreia do Sul despontaram como os grandes mercados para a empresa francesa. A retomada da indústria automotiva local, pós inundações geradas pelo Tsunami oriundo da Tailândia, deu origem a uma demanda por pneus originais 32% superior ao primeiro trimestre de 2011.