Ônibus: Volvo desenvolve elétrico híbrido articulado para Curitiba

A Volvo Bus Latin America assinou nesta quarta-feira, 29, memorando de entendimento com a Prefeitura de Curitiba para a realização de testes com um ônibus elétrico híbrido articulado e estudo da viabilidade da adoção do veículo no sistema de transporte da capital paranaense.

O projeto terá como foco atender uma demanda por veículos com baixas emissões de poluentes e alta capacidade de transporte e vai integrar o City Mobility, projeto global de eletromobilidade da Volvo Bus. O início dos testes com o veículo está previsto para o primeiro semestre de 2016. 

“Curitiba será a primeira cidade no Brasil a testar o ônibus elétrico híbrido”, afirma em nota o Vice Presidente Executivo de Business Areas, da AB Volvo, Hakan Karlsson. 

Segundo ele, outras cidades também participam desse projeto, entre elas Gotemburgo e Estocolmo (Suécia), Edimburgo (Escócia), Luxemburgo (Luxemburgo), Hamburgo (Alemanha), Montreal (Canadá), Xangai (China), Bangalore (Índia), Bogotá (Colômbia) e Cidade do México (México).

A empresa também prevê avanços desse projeto na América Latina, em cidades como Santiago, no Chile, Rio de Janeiro e São Paulo, no Brasil.

Testes

O ônibus elétrico híbrido articulado que a Volvo vai desenvolver para Curitiba vai operar 70% no modo elétrico e 30% no modo híbrido.  O veículo possui tecnologia plug-in, que permite recargas rápidas da bateria nos pontos de embarque e desembarque de passageiros.

Os testes de operação com o ônibus elétrico híbrido articulado deverão ser feitos na linha que liga o terminal do Pinheirinho, no bairro Pinheirinho, à Praça Carlos Gomes, no centro da cidade, sem qualquer custo para a Prefeitura de Curitiba.

As estações de recarga da bateria devem ser instaladas no Terminal do Pinheirinho e no tubo da Praça Carlos Gomes.

ônibus elétrico híbridoVolvo
Comentários (0)
Comentar