A Apollo Vredestein, subsidiária europeia da Apollo Tyres Ltd., indiana, anunciou na última quarta-feira, 11, a produção dos primeiros modelos de pneus feitos integralmente com base na borracha extraída do dandelion (ou dente-de-leão), originário da Rússia, e do guaiúle, um arbusto nativo do deserto de Chihuahua (México) e sudoeste dos Estados Unidos.
Tanto o dandelion quanto o guaiúle estão sendo pesquisados por empresas e centros de estudos ao redor do mundo, como uma alternativa natural ao uso da borracha natural com base na hevea brasilienses, ou látex de seringueiras.
No caso da Apollo Vredestein, a empresa é signatária e faz parte do projeto EU-Pérolas, um grupo multidisciplinar constituído por universidades e centros de desenvolvimento ligados às indústrias de pneus e borracha que concentra seus focos de pesquisa nessas duas plantas.
A Apollo informou que conseguiu processar e produzir pneus nas medidas 155/65 R14, com a borracha extraída de ambas as plantas.
O projeto EU-Pérolas é financiado pela Comissão Europeia e os resultados das pesquisas poderão ser conhecidos entre os dias 24 e 25 de setembro, durante conferência a ser realizada em Wageningen, na Holanda.
Links relacionados:
Leia mais sobre o tema em EU-Pérolas