A Receita Federal está disponibilizando um novo aplicativo voltado para serviços relacionados ao processo de importação voltado para dispositivos móveis, o APP ‘Importador’.
Entre as funcionalidades do aplicativo figuram a possibilidade de fazer consultas à carga e à Declaração de Importação (DI), retornando seu status atual e histórico de alterações, além de acompanhar determinada carga e/ou DI e conhecer as alterações em seu status em tempo real.
Também é possível consultar à Nomenclatura Comercial do Mercosul (NCM) por código ou descrição (para conhecer as alíquotas aplicáveis e o tratamento administrativo) e simular importações, obtendo os valores de tributos e o tratamento administrativo para cada caso.
O app pode ser baixado e instalado de forma gratuita e tem versões disponíveis na Apple Store e no Google Play (IOS e Android).
“Por meio desta inovação, os importadores poderão acompanhar suas cargas e Importações com agilidade, segurança e mobilidade, a partir de quaisquer dispositivos móveis ligados à rede, sem a necessidade de habilitação em sistemas, utilização de certificação digital ou contratação de redes dedicadas, propiciando substancial redução de prazos e custos operacionais”, destaca informe da Receita Federal.
O aplicativo é também destinado aos demais intervenientes do comércio exterior como despachantes aduaneiros, agentes de carga, ou quaisquer outros interessados, já que os serviços oferecidos são públicos e não exigem cadastro ou senha para seu uso.
Para saber mais sobre o tema e baixar as versões acesse: Receita Federal para dispositivos móveis