O Porto de Paranaguá começou a operar nesta quinta-feira,11, o novo Terminal Público de Fertilizantes (Tefer).
Segundo a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), o Tefer foi construído em 2008 e inaugurado em 2009 – ao custo de R$ 9,5 milhões -, mas nunca entrou em funcionamento por uma série de irregularidades.
O próximo passo agora é o aprimoramento da logística do recebimento de fertilizantes através do pátio de triagem, com a organização do fluxo de caminhões dentro e fora da faixa portuária.
O terminal público possui esteiras transportadoras ligando um silo pulmão, com capacidade de armazenar até 32 mil toneladas do produto, à faixa portuária. As esteiras tem capacidade de movimentar até mil toneladas por hora.
“Com o Tefer operando, o objetivo é que o fluxo de caminhões na área primária do porto seja reduzido, assim como as perdas do produto. As empresas tendem a melhorar a produtividade na descarga do produto e o Porto tende a aumentar ainda mais a participação nesse mercado”, aponta o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, em nota divulgada nesta quinta-feira, 11, pela agência de notícias do governo do Estado do Paraná.
Segundo o executivo, as importações de fertilizantes realizadas por Paranaguá corresponderam a quase 50% das compras brasileiros do insumo neste primeiro semestre. De janeiro a junho, os portos paranaenses importaram quase 5 milhões de toneladas do produto, 22% mais que o registrado no mesmo período do ano passado.