Por Sheila Borges
Em um país como o Brasil, onde mais de 60% da movimentação de cargas é realizada por meio do transporte rodoviário, de acordo com a Confederação Nacional dos Transportes (CNT), o constante aperfeiçoamento dos motoristas profissionais é fundamental.
A qualificação desses condutores gera impactos positivos tanto na segurança no trânsito como na eficiência do escoamento da produção nacional.
Dirigir de forma segura e econômica e aprimorar o modo de condução dos motoristas profissionais de cargas e passageiros em busca da prevenção de acidentes, do aumento da segurança e da queda dos custos das transportadoras estão entre os objetivos propostos pelo treinamento com simuladores de direção – equipamentos desenvolvidos com o que existe de mais moderno e inovador em tecnologia para educação no trânsito.
Cada vez mais, a inovação tecnológica torna-se essencial na área de transporte pesado e no atual mercado de trabalho.
Os simuladores possibilitam a qualificação de funcionários de empresas que buscam melhorar a gestão de suas frotas, assim como a capacitação de seus colaboradores.
Todo esse esforço vem assegurando, segundo a CNT, economia de 10% no consumo de combustível e redução nas despesas com manutenção, acidentes, avarias e rotatividade de funcionários.
À medida que outros motoristas concluem o curso, esses indicadores ficam ainda mais relevantes.
O equipamento de alto nível de experiência de imersão e simulação da realidade oferece aos motoristas a oportunidade de vivenciarem, na prática, em um ambiente virtual e com tecnologia embarcada, circunstâncias adversas do dia a dia – e de como reagirem corretamente a elas.
O simulador voltado a veículos de grande porte e de carga, como caminhões, carretas e ônibus, capacita profissionais que necessitam de formação específica, e conta com uma plataforma modular com movimento, assentos de veículos e componentes reais, que levam o condutor a vivenciar uma experiência similar àquela praticada em rodovias, serras e estradas de terra.
O SEST SENAT, por exemplo, tem 75 unidades desse tipo instaladas em 25 estados do país e a meta de treinar 50 mil profissionais até 2019.
A infraestrutura do equipamento de simulação profissional utiliza recursos de alto padrão tecnológico e didático, com recursos multimídia de imagens, vídeos e sons.
O conteúdo do curso aborda, por meio de aulas interativas, temas como condução segura e econômica, situações de risco, aperfeiçoamento de motoristas para o transporte de passageiros e cargas especiais e manobras, dentre muitas outras abordagens e de acordo com a necessidade.
Para atender as diferentes demandas dos transportadores, são oferecidos treinamentos com carga horária variável.
O uso do simulador de direção é uma questão que une tecnologia e conteúdo pedagógico em favor de uma educação mais apropriada do condutor, resultando na preservação de vidas.
Trata-se de uma ação inovadora que atua como aliada na busca pela melhor formação dos motoristas brasileiros e, consequentemente, por um trânsito mais seguro.
Sheila Borges é especialista em simuladores de realidade virtual e diretora de produtos da ProSimulador, empresa do Grupo Tecnowise