Por Vagner Fernandes*
Os pneus têm participação estratégica para aumentar a produtividade e ampliar o custo—benefício no segmento de infraestrutura portuária. Usar o modelo ideal para cada aplicação garante o bom desempenho e a redução de custo na operação dos equipamentos, evitando que as máquinas fiquem paradas por problemas relacionados a pneus.
Pneus fora de estrada (OTR) são expostos a condições severas de trabalho, suportando um volume excessivo de carga – já que somente o equipamento pode chegar a 70 toneladas – em áreas com espaço reduzido para a execução de manobras e em pisos irregulares com alta abrasividade.
O uso de pneus mal dimensionados ou de baixa qualidade compromete não somente a performance do produto, como toda operação envolvida, já que o número de horas trabalhadas será inferior ao esperado, havendo a necessidade de trocas precoces.
Para garantir sua eficiência, é necessário que o produto tenha atributos como alta resistência à abrasão; excelente nível de manobra; design da banda de rodagem adequado ao tipo de operação; carcaça reforçada para suportar a carga e a intensidade de torque dos equipamentos, entre outros fatores inerentes a esta operação. Ainda, as características da operação desses veículos, como trajeto, volume de carga e velocidade, também influenciam diretamente no resultado e na performance dos pneus.
Atendendo às exigências e particularidades desse mercado, a linha Titan OTR foi desenvolvida com tecnologias avançadas, a fim de garantir o máximo desempenho dos equipamentos.
Para o segmento de infraestrutura portuária, a empresa dispõe da medida 18.00-25 40 lonas, modelo VE-610 L5-S para Reach Stacker, máquina capaz de alçar containers de 45 toneladas a 15 metros de altura.
A alta qualidade dos produtos Titan é atestada pelas montadoras Caterpillar, CNH e JCB, que utilizam pneus da marca em seus equipamentos originais.
*Vagner Fernandes é Líder de Vendas OTR da Titan Pneus do Brasil