*Por Marcos Aoki
O uso inteligente dos pneus prolonga sua vida útil e confere mais segurança ao motorista, além de gerar ganho de quilometragem rodada. Por isso, calibrá-los semanalmente, fazer o rodízio e ter cuidados como evitar a sobrecarga e a direção agressiva são importantes para prolongar a sua durabilidade, gerando economia para o transportador. Porém, para obter o máximo de desempenho dos pneus, é necessário pensar além de sua própria manutenção e considerar o veículo como um todo.
Você já parou para pensar que toda tecnologia desenvolvida pela engenharia das montadoras para movimentar e frear o veículo depende dos pneus? Sim, pois ele é a única ligação do veículo com o solo, além de suportar todo o peso de sua carga.
Os caminhões são compostos por um conjunto de sistemas que atuam diretamente sobre os pneus: amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos e rodas. Por isso, realizar a revisão periódica para manter estes itens sempre em dia gera segurança e economia para o transportador, uma vez que evita a perda de quilometragem e lhe permite trafegar com mais tranquilidade, pois os pneus desgastam de forma mais uniforme e lenta, além de preservar a carcaça do pneu, garantindo um melhor índice de recapagem.
Alguns cuidados devem fazer parte da rotina do transportador, como por exemplo, alinhar o sistema de direção e suspensão e balancear os pneus periodicamente, quando o veículo sofrer forte impacto, os componentes da suspensão forem substituídos, o veículo estiver puxando para um dos lados, ocorrer a troca dos pneus ou eles apresentarem desgastes irregulares.
Nos centros de serviços BTS (Bandag Truck Service), a maior rede de serviços do Brasil para caminhões e ônibus, o transportador encontra, além de pneus novos e recapagem, um posto de serviço para manutenção completa, otimizando o tempo de parada. Os motoristas passaram a não precisar mais se deslocar de uma loja para outra para realizar a manutenção dos veículos, equilibrando os gastos de modo rápido, prático e eficiente.
Garanta seu veículo em bom estado e sua segurança na estrada! Boa viagem.
* Marcos Aoki – Formado em Engenharia Mecânica pela USF, pós-graduado em Engenharia de Qualidade pela UNICAMP e em Marketing pela ESPM e com MBA em Gestão de Negócios pela FGV, é gerente geral de vendas e marketing da Bridgestone do Brasil. Atua no segmento automotivo há mais de 25 anos, tendo iniciado na Bandag em 1987 e na Bridgestone em 2008 (a Bridgestone adquiriu a Bandag em 2007, unindo a maior fabricante de pneus do mundo com a líder global em recapagem de pneus).