Isso passa a ser possível graças à aquisição de parte da startup catarinense Dati
A Asia Shipping, maior integradora digital de logística da América Latina e líder no comércio de importações de contêineres cheios da Ásia para a América do Sul, acaba de adquirir parte da startup catarinense Dati, que conta com uma plataforma em nuvem com IA para simplificar e aprimorar as operações de Comércio Exterior.
Com a transação, a Asia Shipping passa a oferece uma plataforma digital completa, que automatiza a rotina na importação com uso de Inteligência Artificial abrangendo supply chain, desembaraço, logística internacional e logística nacional.
O principal destaque da solução é a capacidade de automatizar quase todas as operações envolvidas no departamento de comércio exterior, cobrindo desde a emissão do Pedido de Compra (PO) até a geração da Nota Fiscal de entrada no estoque. Segundo Alexandre Pimenta, CEO da Asia Shipping, a automação de até 87% da importação com o uso de Inteligência Artificial trará mais eficiência e agilidade aos clientes”.
Meta e objetivo
Em 2023 a Asia Shipping registrou expansão quase quatro vezes mais que o mercado na importação marítima full contêiner. Enquanto o crescimento do mercado foi de 6,10%, a multinacional brasileira cresceu 22,42%, reflexo da recuperação de algumas indústrias e do investimento em novas tecnologias – APIs e IA.
Em 2024, a expectativa é de expansão de pelo menos o dobro do mercado. Para atingir essa meta, alguns setores serão fundamentais: linha branca, placas fotovoltaicas (energia solar) e automotivo.
“Certamente o trabalho conjunto com a Dati e a oferta de uma plataforma digital completa de comércio exterior terão um papel decisivo no resultado da Asia Shipping”, destaca Alexandre Pimenta, em nota.