O escoamento da safra agrícola brasileira pelo Porto de Paranaguá deve crescer 76% entre junho e agosto. A previsão é foi apontada pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) no último dia 28 de junho, e aponta para 2,97 milhões de toneladas de cargas para o período.
A Appa espera pelo escoamento de 1,1 milhão de toneladas de soja, 650 mil toneladas de farelo de soja e 1,2 milhão de toneladas de milho.
Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, esse movimento está associado as exportações de milho, cujos preços internacionais estão bastante favoráveis aos produtores nacionais.
No balanço das operações do ano, a colheita da safra de verão 2016/17 no Estado do Paraná cresceu 23%, para 25 milhões de toneladas colhidas. No primeiro trimestre do ano, o Porto de Paranaguá movimentou 11,67 milhões de toneladas, sendo outras 13 milhões no segundo trimestre.
Ao lado da produção do Paraná, também passam pelo Porto de Paranaguá boa parte das exportações de soja, farelo e milho do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.