A Audi é o mais novo membro da Aluminium Stewardship Initiative – iniciativa que visa o desenvolvimento de um padrão global de sustentabilidade voltada ao manejo do alumínio.
Uma das empresas pioneiras no uso desse insumo em partes, peças e motores no mundo, a Audi apresentou a estrutura do Audi A8 concebida dentro do conceito Audi Space Frame (ASF), que consiste na utilização da maior quantidade de alumínio possível para a estrutura veicular.
O resultado foi que o Audi A8 pesa 40% menos na comparação com igual estrutura em aço.
Bernd Martens, membro do Conselho de Administração da Audi, destaca que a adesão ao Aluminium Stewardship Initiative representa um alinhamento das práticas, objetivos e princípios de responsabilidade social corporativa da empresa.
“Como empresa pioneira na construção de estruturas leves, estamos muito interessados em estabelecer um padrão global para o alumínio”, disse.
O primeiro modelo da Audi com partes e peças em alumínio – o Audi A8 – foi apresentado ao mundo no Salão do Automóvel de Frankfurt de 1993, com a carroceria sem pintura, apenas com alumínio polido.
Já em 1994 o modelo entrava em produção, tendo sua estrutura com peso de apenas 249 quilos, destaca Bernd Martens.
O alumínio é apenas um dos matérias ‘inteligentes’ que emprega em seus carros. O objetivo é seguir o lema baixo peso aumenta o prazer na condução, melhora a segurança e gera menor impacto sobre o meio ambiente.
“O material certo, no lugar certo, e na quantidade mínima necessária é fundamental, uma vez que cada gota de combustível economizada representa menos quantidade de CO2 emitida”, ressalta o executivo em nota.