A Audi celebrou na quinta-feira,13, o lançamento da primeira fábrica voltada para a produção de combustíveis sustentáveis do mundo, na cidade de Werlte, na Alemanha.
A planta fabril irá produzir gás metano sintético a partir da geração de energia eólica/elétrica.
Complexo não? Bem, segundo a Audi o processo é o seguinte:
A energia elétrica gerada a partir de captadores eólicos é transmitida pela rede comum e ao chegar à planta de combustível sustentável é realizado um processo de eletrólise.
Isso quebra as moléculas de água em oxigênio e hidrogênio. As de hidrogênio são separadas e reagem com CO2, criando um processo denominado Methanation (na sigla em inglês) que acaba por gerar metano sintético que pode ser usado para alimentar veículos movidos à gás.(veja os quadros sintéticos)
A Audi estima uma produção anual de 1.000 toneladas de gás metano sintético, rico em energia voltada para motores de combustão e que representam zero de emissão de CO2 na atmosfera.
O projeto foi construído em conjunto com a concessionária de energia EWE A.G., e tem a colaboração da empresa de equipamentos SolarFuel, além do fornecimento de partes e peças do Grupo Man – que assim como a Audi, faz parte do Grupo Volkswagen.
A produção da usina de gás natural está prevista para 2013 e deve alimentar a rede pública de gás natural a partir do próximo verão alemão.
Usuários de veículos Audi movidos à gás ganharão uma certificação especial para uso do combustível verde, entre eles, os donos do novos Audi A3 Sportback TCNG, que ganham as ruas em 2013.
Em nota, o executivo responsável para área de desenvolvimento de produtos sustentáveis da Audi, Reiner Mangold, destacou que a iniciativa abre novas possibilidades para a mobilidade sustentável e formas de energia alternativas para os automóveis do futuro.
Leia mais em: Audi A3 Sportback TCNG entra em produção em 2013