O Axor 2018 chega ao mercado com 60 inovações incorporadas desde seu lançamento em 2014.
Na 26ª Fenatran foram apresentadas 13, naquilo que a Mercedes-Benz considera como último estágio de um ciclo de inovações que torna o Axor um novo caminhão, cujo modelo desponta como o quarto mais vendido no Brasil, entre janeiro e setembro deste ano, com 807 unidades e participação de 6,44% no segmento, segundo dados da Fenabrave. Os números se referem ao modelo Axor 3344.
Entre as 13 novidades da linha 2018 está o novo túnel do motor 100 mm mais baixo que a versão anterior e o menor em sua categoria.
No caso da cabina Leito Teto Alto, essa redução se reflete em altura interna livre de 1.780 mm, proporcionando mais praticidade e conforto ao motorista. N cabina Leito Teto Baixo do Axor fora de estrada, a altura no interior chega a 1.310 mm.
Outras inovações são:
Novo climatizador
Assegura melhor aerodinâmica ao modelo – é 75 mm mais baixo sobre o teto da cabina e 18 kg mais leve, mas conta com maior volume de água: mais 6 litros.
Câmbio automatizado
- Teve sua inteligência aprimorada para troca de marchas mais refinadas na regressão e progressão.
Painel de instrumentos
- Conta de informações sobre a pressão de turbina, tempo/consumo em marcha lenta, consumo em litros e alerta de velocidade.
Novo piloto automático
- A nova configuração privilegia atingir a velocidade ajustada o mais rápido possível. O sistema reconhece as condições da pista (inclinação) e carga, por meio dos sensores, e ajusta a demanda de torque e potência do motor orientando-o para trabalhar com economia de combustível.
Exemplo: em um declive, ao invés de acelerar com plena carga para atingir a velocidade desejada o mais rápido possível, o sistema identifica a inclinação da pista e aproveita a inércia do veículo para atingir a velocidade desejada. Isso pode proporcionar até 1% de economia de combustível em relação ao piloto automático tradicional, diz a montadora.
Partida em rampa
- As versões rodoviária e fora de estrada vêm com sistema que auxilia o motorista nas partidas em rampa, o HSA – Hill Start Aid.
- Também vem com sistema de distribuição da força de frenagem (EBD), que opera em conjunto com o ABS. A proposta é distribuir a força de frenagem entre as rodas e evitar seu travamento.
- Os modelos vêm com controle de tração ASR.
Iluminação da 5ª roda
- Os cavalos mecânicos da linha Axor passam a contar com iluminação da 5ª roda. A novidade eleva a praticidade de manutenção, segurança e maior facilidade de engate e desengate à noite.
Chineleiras
- Os modelos vêm com uma cobertura de degrau na região das portas, que, além de mais segurança, oferece mais conforto e evita sujeira no interior da cabina.
Macaco
- Agora fica armazenado em compartimento externo do lado esquerdo da cabina (lado do motorista).
Novas cores
Os modelos podem ser encomendados nas cores:
- Laranja Setter – metálica
- Azul Griffon – metálica
- Azul Rigel – metálica
- Amarelo Lamec – sólida (fora de estrada)
- Cinza Galcon– metálica