A BASF expandiu sua ferramenta de simulação Ultrasim® para prever com exatidão a formação de espuma e cura do sistema de espuma integral flexível Elastofoam® I para volantes de carro.
A partir desse processo é possível calcular as reações químicas mais importantes e o comportamento do fluxo da espuma de poliuretano no molde, destaca informe da companhia.
Em cada ponto do molde a simulação leva em consideração o processo e as condições ambientais como temperatura, pressão e concentração de material, além dos elementos especiais do componente como a armação de metal e os cabos.
Com base na descrição detalhada dos sistemas de espuma integral, disponível pela primeira vez no Ultrasim®, é possível identificar os bolsões de ar críticos no componente, adaptar as saídas de ar e projetar um processo de manufatura estável para volantes, muito antes de o molde ser construído.
O novo serviço da BASF permite que os fabricantes de volantes reduzam os ciclos de desenvolvimento, reduzindo custos e, ao mesmo tempo, acompanhando as tendências de uma maior integração funcional, mais eletrônicos e design personalizado em volantes.
Ele já é usado por fornecedores automotivos como a ZF-TRW Sistemas de Segurança Automotiva.
Espuma integral flexível Elastofoam® I
Os volantes feitos com Elastofoam® têm um toque macio e confortável, combinados com uma película externa resistente. São resistentes a desgaste e duráveis, não são afetados por suor, por protetor solar ou agentes de limpeza. Os sistemas atuais oferecem uma significativa redução no peso de até 340g/l sem perda das propriedades, com tempos de desmoldagem reduzidos para 60 segundos e baixas emissões. |