A Volvo Bus está testando dois ônibus biarticulados na Transcarioca, um dos corredores de Bus Rapid Transit (BRT) da cidade do Rio de Janeiro. O corredor – foco do teste – liga o aeroporto do Galeão à Barra da Tijuca.
A empresa está rodando com dois biarticulados de 28 metros de comprimento e capacidade para transportar 270 passageiros.
A Volvo é uma das empresas pioneiras na difusão do BRT no Brasil, e tem larga experiência no sistema, como fornecedora de equipamentos para os BRTs de Curitiba (PR) e Bogotá, na Colômbia. O objetivo número 1 desse sistema é o de transportar um número maior de pessoas, com mais agilidade e eficiência ao sistema de transporte, e a um menor custo operacional.
“Em nossa operação nas canaletas do BRT de Curitiba, o uso de veículos biarticulados faz com que um número maior de passageiros seja transportado simultaneamente. Um biarticulado faz o papel de dois articulados de 18,6m, diminuindo o número de mão de obra operacional, o consumo em total de litros, e a quantidade de pneus rodando”, destaca em nota o presidente da empresa Cidade Sorriso, uma das operadoras do BRT de Curitiba, Maurício Gulin.
O veículo é indicado para vias que permitem velocidades médias maiores. Sua maior capacidade permite a manutenção da velocidade média do sistema, uma vez que diminui o número de veículos em circulação.
“O articulado transporta 85% mais passageiros que um articulado, consequentemente você precisa de 85% menos veículos em circulação”, destaca Idam Stival, coordenador da engenharia de vendas da Volvo Bus Latin America.