O maior mercado global para veículos do Grupo BMW ganhou um novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, projeto que integra o planejamento estratégico da marca batizado de NUMBER ONE> NEXT – que estabelece novos padrões de tecnologias futuras que visam assegurar a liderança da BMW na mobilidade urbana.
Localizada no anel viário de Pequim, em área de 17 mil metros quadrados, oferece espaço para 200 colaboradores – de um total de 1.100 que já se dedicam a pesquisa e desenvolvimento da marca naquele mercado.
Vale destacar que a empresa já conta com centros de P&D em Xangai e Shenyang, com 2/3 da mão-de-obra formada por chineses.
“Para nós, a China é uma força motriz da inovação, um lugar de inspiração, particularmente no campo da eletrificação e da digitalização – achamos que a China é o principal mercado nesses campos hoje em dia. É por isso que começamos há cinco anos a montar uma rede abrangente de P & D em Pequim, Xangai e Shenyang”, diz em nota o Membro do Conselho de Administração da BMW AG, Klaus Fröhlich.
“Esperamos que o aumento de nossas atividades chinesas de pesquisa e desenvolvimento e a colaboração com mais e mais empresas de tecnologia chinesas de primeira linha contribuam fortemente para nosso resultado global de P & D, especialmente em áreas como mobilidade eletrônica e digitalização”, disse.
Em tempo:
Outra empresa do Grupo BMW, a MINI, também lançou ontem um projeto (ainda em fase de testes) na Europa, voltado ao compartilhamento de seus veículos entre membros da família, amigos e colegas. A ação também integra a iniciativa NUMBER ONE> NEXT.
Através do aplicativo MINI Sharing é possível acionar o motor do veículo através do uso de um smartphone, por exemplo.
O MINI Sharing permite que o proprietário do veículo compartilhe seu MINI com até dez pessoas de sua escolha, com a disponibilidade do veículo destacada na função de calendário embutido do aplicativo.
Os motoristas convidados podem usar o aplicativo para fazer uma solicitação de reserva – via smartphone – com apenas alguns toques.
Após o proprietário ter dado o seu consentimento, a localização das direções do veículo e dos pedestres é exibida no telefone.
Ao chegar ao veículo, o smartphone no qual o MINI Sharing App está instalado torna-se a chave do carro.
Uma conexão Bluetooth entre o smartphone e o MINI possibilita a abertura das portas do veículo e o acionamento do motor pressionando a chave seletora de partida / parada.
Após o motorista convidado completar sua jornada, o MINI será estacionado em uma área acordada com o proprietário e trancada via smartphone.
O MINI Sharing App gera um relatório com os dados de viagem necessários para o faturamento, e o motorista convidado tem a oportunidade de transferir um pagamento para o proprietário do MINI via PayPal. O cálculo de custos para o MINI Sharing App é baseado em uma taxa fixa de € 0,30 por quilômetro rodado.
A cobertura de seguro para cada veículo pode ser estendida facilmente, com uma quantia fixa para cada motorista convidado adicional que participa da avaliação do MINI Sharing.
Por motivos de proteção de dados, o proprietário do MINI pode ver a localização de seu veículo a qualquer momento através do MINI Sharing App – com exceção dos casos em que outro passageiro viaja dentro do veículo.
O projeto está em fase de testes na cidade de Madri (Espanha). O serviço de compartilhamento “ponto-a-ponto” foi desenvolvido para uma frota de até 500 veículos, e os atuais proprietários de modelos MINI produzidos a partir de março de 2018 serão convidados a participar com seus veículos.
Esses testes fornecerão dados importantes para a expansão global dos serviços de compartilhamento da MINI.