O Grupo BMW e o Grupo Toyota celebraram nesta semana projetos de cooperação estratégica no campo da mobilidade sustentável. Entre as propostas dos gigantes automotivos estão os desenvolvimentos de sistemas de células de combustíveis, componentes para um veículo esportivo, além de pesquisas que empreguem materiais cada vez mais leves às carrocerias dos automóveis.
Em relação ao sistema de células de combustíveis a intenção é buscar um veículo com emissão zero de gases que hoje afetam o efeito estufa. Pilhas, baterias, células e sistemas do gênero, além de tanque de hidrogênio e motores passam pela cooperação conjunta que tem prazo para apresentar resultados: 2020.
A parceria também prevê pesquisa e desenvolvimento de uma nova bateria de lítio, em substituição as usadas hoje.
Em relação ao desenvolvimento de um veículo esportivo conjunto, BMW e Toyota vão definir uma plataforma conjunta para a construção de um veículo médio até o final deste ano. Esse seria o primeiro modelo de uma série de outros modelos previstos em acordo.
O andamento dos atuais projetos leva em conta o memorando de entendimentos assinado pelos dois grupos automotivos em dezembro de 2011.
Além das pesquisas conjuntas esse memorando prevê o fornecimento de motores diesel da BMW para a Toyota Motor Europe. A partir de 2014, a empresa alemã fornecerá motores diesel 1.6 litros e 2.0 litros para a empresa japonesa na Europa.