O BMW Group inaugurou, nesta quarta-feira, 11, um novo centro para o desenvolvimento de tecnologias de condução autônoma, o Campus de Direção Autônoma de Unterschleissheim (Alemanha).
As instalações comportam 1.800 funcionários e aproximadamente 500 veículos de testes, refletindo importante passo no processo de desenvolvimento de sistemas e veículos altamente autônomos da empresa.
A empresa destaca o Centro de Processamento de Dados (situado a cerca de dois quilômetros de distância do campus de Unterschleissheim), é responsável por processar as informações geradas pelos veículos de teste e disponibilizá-las para validação, simulação e em forma de algoritmos para o aprendizado de máquinas complexas.
Equipados com sensores de direção autônoma, esses veículos coletam cerca de 16 terabytes de dados durante um dia de trabalho, enquanto um veículo equipado com tecnologia de sensores para condução totalmente automatizada acumula cerca de 40 terabytes de dados por dia.
Até 2021, mais de 200 petabytes de dados serão processados no Data Center, cuja infraestrutura será capaz de analisar todas situações de tráfego possíveis, com o objetivo de garantir um deslocamento seguro de veículos automatizados em vias públicas.
O local contará com processamento equivalente ao de 100.000 CPUs para auxiliar na avaliação dos dados e na simulação de situações de tráfego.