O Grupo BMW vai elevar a capacidade de produção de sua fábrica norte-americana de Spartanburg, na Carolina do Sul, em 50%. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 28, pelo presidente do Conselho de Administração da BMW AG, Norbert Reithofer.
“Para atender a demanda global por nossos modelos BMW X, vamos investir a soma de US$ 1 bilhão em nossa planta de Spartanburg até 2016. Isso irá aumentar a capacidade de produção anual em 50%, passando das atuais 300 mil unidades para 450 mil”, disse o executivo. O Grupo BMW comemora hoje 20 anos de atuação no mercado norte-americano.
Das linhas de produção da fábrica de Spartanburg saem os modelos BMW X3, X5, X5 M, X6 e X6 M e, nesta data, também se iniciou a produção do X4. “Estamos desenvolvendo um novo modelo, o X7, que também iremos produzir aqui”, disse Norbert Reithofer, ao destacar que a intenção futura de produzir no local o modelo híbrido X5.
O programa de investimentos e de expansão prevê a contratação de 800 colaboradores e com o ciclo fechado de expansão a unidade terá o maior número individual de colaboradores da marca no mundo – 8.800 – e a maior capacidade de produção dentre todas as plantas industriais do Grupo BMW. Hoje, cerca de 70% da produção local é exportada para terceiros mercados.
Impacto local
Dados da empresa apontam que o peso da BMW na Carolina do Sul gerou receitas de US$ 16,6 bilhões desde sua entrada no estado norte-americano e que, indiretamente, o negócio BMW gerou 30 mil novos empregos indiretos.
Desde 1994, a empresa já produziu 2,6 milhões de veículos nos Estados Unidos dos quais 297.326 unidades na planta de Spartanburg, de onde saem 1.100 unidades das linhas de produção diariamente.
[youtube height=”500″ width=”820″] https://www.youtube.com/watch?v=AK7kPBjOzX0&feature=youtu.be [/youtube]