A BMW está apresentando ao mercado o novo BMW Série 6 Gran Turismo, modelo que traz evoluções inéditas em equipamentos de assistência, controle e eficiência aerodinâmica, comparativamente ao BMW Série 5 Gran Turismo, fundador de seu segmento.
Segundo a montadora, o modelo fará sua estreia mundial no Salão do Automóvel de Frankfurt, em setembro, com início das vendas programadas para novembro. Não há confirmação de vendas para o mercado brasileiro.
Um dos grandes diferenciais é o peso: o Série 6 Gran Turismo é 150 quilos mais leve em comparação com o BMW Série 5 GT. Esse ganho foi obtido graças ao maior uso de alumínio e aço de alta resistência em componentes da carroceria e do chassi.
Aerodinâmica aprimorada, nova linha de motores (mais potentes e eficientes), garantem maior desempenho. O modelo é 0,7s mais rápido que a versão anterior e apresenta melhor performance em consumo de combustível, com consequente redução na emissão de gases que afetam o efeito estufa.
Desde a versão de entrada vem com suspensão a ar na traseira – e opção de suspensão adaptativa, com suspensão a ar na dianteira e na traseira com controle dinâmico de amortecedor.
A suspensão manual de dois eixos permite que a altura do veículo em relação ao solo seja ajustada manualmente, o que significa aumentar a altura do veículo em até 20 milímetros ao toque de um botão para vencer rampas ou valetas, por exemplo.
O veículo também pode ser rebaixado em até 10 milímetros — seja por meio do botão ou automaticamente, quando o modo Sport é ativado ou quando o carro excede a velocidade de 120 km/h. Todos os sistemas de suspensão opcionais estão agora disponíveis em conjunto com o BMW xDrive.
Dimensões e conforto
O Série 6 Gran Turismo é 87 milímetros maior do que o antecessor. Tem comprimento de 5.091 milímetros, largura de 1.902 milímetros, distância entre-eixos de 3.070 milímetros e altura de 1.538 milímetros (21 milímetros mais baixo do que o predecessor).
A silhueta mais longa, apoiada controles ativos de entrada de ar, defletores e spoilers traseiros – que levantam automaticamente – reduziu o coeficiente de arrasto de 0.29 para 0.25.
Internamente oferece espaço traseiro de sobra para três adultos. Opcionalmente, os passageiros de trás contam com ajustes elétricos nos bancos traseiros, os quais podem ser automaticamente recolhidos, na divisão 40:20:40, aumentando o espaço livre para carga em até 1.800 litros.
O porta-malas, por fim, tem dois compartimentos de bagagem e capacidade de 610 litros (110 litros a mais do que o BMW Série 5 GT) .
Transmissão
Possui a tecnologia TwinPower Turbo atuando em conjunto com a transmissão Steptronic de oito velocidades desde a versão de entrada.
A versão 630i Gran Turismo vem equipada com motor 2.0 litros de quatro cilindros à gasolina, desenvolvendo potência máxima de 258 cv e torque máximo de 400 Nm, conjunto que leva o veículo de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e ao o consumo de combustível de aproximadamente 16 km/l.
A versão 640i Gran Turismo, por sua vez, traz propulsor 3.0 de seis cilindros em linha à gasolina, com 340 cv de potência e torque máximo de 450 Nm, levando o modelo dos 0 a 100 em 5,4 segundos. A versão 640i xDrive Gran Turismo é um pouco mais rápida: 5,3 segundos. Os consumos de combustível são de 14 km/l e 12,5 km/l, respectivamente.
Já as versões 630d Gran Turismo e BMW 630d xDrive Gran Turismo são equipadas com propulsor 3.0 de seis cilindros em linha a diesel, com 256 cv de potência e torque máximo de 620 Nm, o qual pode ser combinado à tração integral. As velocidades de 0 a 100 km/h são de 6,1 segundos e 6,0 segundos, respectivamente. Os consumos de combustível são de 20 km/l e 17 km/l, respectivamente.