O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) liberou a soma de R$ 342 milhões para a Volkswagen do Brasil. Em informe ao mercado, o BNDES destaca que a linha de crédito se destinará ao desenvolvimento de um veículo subcompacto, um sedã médio e ao processo de modernização (face lift) de demais modelos produzidos pela montadora no Brasil.
Entre os processos de modernização de modelos, a Volkswagen prevê alterações estéticas na frente e traseira, acabamento interno e novos motores, em linha com o que será oferecido na Europa.
Os recursos também serão aplicados no aprimoramento da engenharia e do design dos veículos, e em diferenciais que atendam às preferências do consumidor.
O financiamento do BNDES à montadora também inclui investimento em dois projetos sociais desenvolvidos pela Fundação Volkswagen, o “Costurando o Futuro” e o “Aceleração da Aprendizagem”.
O primeiro tem como objetivo capacitar tecnicamente moradores de baixa renda no entorno das fábricas da VW em São Bernardo do Campo (SP) e São José dos Pinhais (PR) por meio do trabalho em oficinas de costura e confecção.
Já o projeto Aceleração da Aprendizagem, realizado em Resende (RJ), será ampliado para o Espírito Santo (ES) e contempla a formação continuada de professores, equipe técnica da secretaria municipal de Educação e gestores de escolas, que serão capacitados para trabalhar especialmente com os alunos que enfrentam dificuldades de aprendizagem com defasagem de série-idade.
Para subsidiar a formação dos educadores, o material didático de apoio será oferecido durante os encontros de formação.