O lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) subiu 71%, para US$ 5,250 milhões. Já a receita líquida cresceu 28% para US$ 8,583 milhões.
Em nota, a empresa ressalta que o maior volume de vendas, associados à redução de custos e aumento de sua capacidade de produção resultaram em resultados mais positivos neste período fiscal. Apesar dessas questões, o lucro veio 33% menor que no período fiscal anterior, aponta o informe.
A empresa alega ter sofrido bastante com o que chama de surto de aumento de preços da borracha em 2011, mas trabalha com um cenário de redução de preços desse insumo, uma vez que a leitura da empresa é de que os maiores produtores da commodity estão apresentando excesso de produção neste momento.
Segundo a CEAT o preço da borracha RSS4 está sendo negociado hoje a um preço 19% inferior ao pico registrado em abril do ano passado, por 194 rúpias por quilo, sendo que a empresa reforçou seus estoques do insumo em 21% nos últimos três meses.
Para os próximos períodos fiscais, a empresa destaca que seus lucros – e demais números de desempenho financeiro – deverão apresentar melhoras.
Com base em dados da Sociedade de Fabricantes de Automóveis da Índia (a Anfavea local), que aponta crescimento de 10% nas vendas de veículos naquele país, a CEAT espera se aproveitar dessa demanda adicional e aponta que sua planta de Halol, no estado de Guarajat, deve elevar sua atual capacidade de produção de 90 toneladas de pneus/dia para 135 toneladas de pneus/dia.
Sobre a CEAT
A CEAT International teve origem em Turim, na Itália, em 1924, como fabricante de cabos para telefonia e ferrovias.
Através de um acordo com os italianos, a Tata – hoje uma das maiores fabricantes de automóveis da Índia -, criou a Pneus CEAT da Índia Ltd, em 1958. Essa empresa foi adquirida em 1982 pelo Grupo RPG e foi rebatizada de CEAT Ltd.
A CEAT conta com três plantas industriais localizadas em Mumbai, Nasik e Halol, conta com uma rede de mais de 3.500 autorizadas e 37 escritórios regionais. A empresa exporta seus produtos para a África, Austrália, Ásia, Estados Unidos e mercados da América Central e do Sul.
A capacidade total de produção de suas fábricas é superior a 6 milhões de pneus por ano. Entre os produtos que saem das linhas de produção estão pneus para motocicletas, veículos de passeio e SUV, agrícolas, caminhões e OTRs.
A Índia conta com cerca de 40 empresas produtoras de pneus, sendo que a MRF, JK Pneus, Apollo Pneus e CEAT, juntas, respondem por mais de 60% do mercado local.