A Scania ganhou na última semana a maior concessionária da marca no mundo. Trata-se da nova sede da Brasdiesel, localizada em Caxias do Sul (RS), um empreendimento que envolveu investimentos totais de R$ 50 milhões distribuídos em uma área de 50 mil metros quadrados de terreno.
Segundo Itamar Zanette, diretor da Brasdiesel, a nova matriz nasce como solução para atender às necessidades e as tendências inovadoras por serviços e produtos. “O jeito de transportar vem mudando e temos de participar dessa evolução. Os veículos passaram por inúmeras transformações, até de aumento no comprimento e altura. Até os anos 1990, a maioria dos caminhões pesados media 18,15 metros. Nos últimos anos, foram surgindo os bitrens e rodotrens de 30 metros. Por isso, as instalações precisam ser mais personalizadas”, diz.
Em expansão
A nova filial é apenas uma parte do processo de expansão da Brasdiesel. Até outubro deste ano, a empresa atendia mais de 131 municípios do norte do Rio Grande do Sul e com seu processo de expansão passará a ter cobertura de 356 cidades. Para chegar a isso serão abertas mais duas filiais, uma em Vacaria e outra em Passo Fundo.
A Brasdiesel ficará, então, com seis unidades. A nova matriz em Caxias do Sul, e as filiais de Ijuí, Lajeado e Garibaldi.
Curiosidades da nova concessionária
- São 50 mil metros quadrados dos quais 16 mil metros quadrados são de área construída.
- A oficina tem capacidade para atender 30 conjuntos de caminhões com implementos (de diversos tamanhos), ou 90 cavalos mecânicos (sem estar com a carroceria).
- A reformadora pode receber 15 caminhões ao mesmo tempo para reparos mais específicos, e de acordo com o nível de gravidade do acidente.
- O novo complexo está equipado com um reservatório de 350 mil litros para uso e reuso da água coletada da chuva.
- Há duas estações de tratamento de efluentes em circuito fechado se encarregam de purificar e evaporar a água que é reutilizada e não volta ao meio ambiente.
- Toda a iluminação artificial (interna e externa) é feita 100% com lâmpadas LED, que reduzem o consumo de energia.
- Há diversos pontos para a iluminação natural, por meio de claraboias, diminuindo a necessidade de luz elétrica durante o dia e, por consequência, o impacto ambiental.
- Um novo equipamento adquirido é o evaporador de vácuo, capaz de tratar aproximadamente 2 mil litros por dia. A água com óleos, graxas e outros contaminantes fósseis passa pelo evaporador, que concentra essas substâncias nocivas e gera água limpa para reutilização na lavagem de peças. O reaproveitamento chega a 95%.
- O novo sistema de lubrificação aéreo é uma solução ecologicamente correta, evita desperdícios, agiliza a eficiência no abastecimento dos veículos e recolhe o óleo descartado por meio de um sistema aéreo de sucção. São 12 pontos de abastecimento instalados na oficina, todos com controle digital.
- Outra exclusividade são as pontes rolantes com capacidade para cinco toneladas de carga, oferecendo maior segurança, praticidade, economia e agilidade para reforma do trem de força do caminhão.
- A nova oficina conta com quatro rampas de 30 metros de comprimento. Em cada rampa é possível atender três cavalos mecânicos, ou dois veículos semipesados, ou mesmo um conjunto rodotrem, de nove eixos.
- Com equipe dedicada, três rampas servem para trocas de óleo, filtros e lubrificação. A quarta dispõe de um equipamento de geometria e balanceamento, que oferece ao cliente o que há de mais moderno em alinhamento de eixos.
- As novas torres elevatórias com capacidade para até 8 toneladas permitem a elevação do conjunto cavalo mecânico e carreta, garantindo um ambiente limpo e ergonômico, o que facilita os serviços executados na parte de baixo dos veículos.
- A Brasdiesel é a pioneira no sistema de monitoramento gráfico dos boxes de oficina. Para os clientes, isso significa solução em tempo real. A partir do controle por status de trabalho, é possível gerenciar a equipe de atendimento em torno de cada serviço executado na oficina, priorizando o menor tempo de reparação por box.
- O Centro de Treinamento Regional (CTR) Scania Brasdiesel é um dos únicos seis chancelados pela fabricante sueca no Brasil.
- Outra novidade é o videoscópio, um equipamento que permite visualizar o desgaste interno dos cilindros do motor sem desmontá-lo. Com esse diagnóstico preciso, é possível realizar o reparo no momento ideal, evitando paradas indesejadas.
- O setor de peças ganhou um destaque especial. Em uma área de 1.350 metros quadrados, que abrange o estoque e o atendimento ao público, estão dois andares dotados de rampa elevatória para carga e descarga de mercadorias, equipamentos de última geração e uma equipe de profissionais qualificados para gerenciar um estoque a serviço dos clientes com mais de 3,2 mil peças.
- Foi criado um laboratório de tintas. É possível preparar a cor por meio do peso específico de cada pigmento, com ajuste fino para cada veículo. O resultado são 110 mil cores definidas com precisão, rapidez e sem desperdício.
- Nas novas cabines de pintura, o sistema inteligente de divisórias permite pinturas simultâneas com cores diferentes, capazes de atender até dois cavalos mecânicos ao mesmo tempo ou um ônibus.
- Desempenar ou arquear eixos a frio, até mesmo no próprio veículo, passa a ser realidade na nova Brasdiesel. O método permite a correção de cambagem em eixos dianteiros e convergência nos eixos auxiliares. O cliente ganha na redução de custos e na maior disponibilidade da frota.