O Brasil fechou 2011 como o quarto maior mercado automotivo do mundo, aponta estudo realizado pela Jato Dynamics do Brasil. Pela ordem, os maiores mercados foram: China, Estados Unidos, Japão, Brasil, Alemanha, Índia, França, Grã-Bretanha e Itália.
A líder do mercado automotivo global, a China, apresentou vendas superiores a 14 milhões de unidades no ano passado, o que refletiu um aumento de 7% na comparação com o ano anterior. A Jato Dynamics informa que os dados da China se referem apenas a veículos de passeio. Para os demais países, inclui veículos e comerciais leves.
As vendas nos Estados Unidos apresentam expansão de 10,3%, ante recuo de 15,2% no Japão – reflexo direto do impacto gerado pelo Tsunami que afetou boa parte do parque industrial daquele país.
Apesar do crescimento tímido, de apenas 2,9% nas vendas, o Brasil conseguiu, assim mesmo, garantir a quarta posição no ranking global, numa disputa bastante apertada com o mercado alemão (quinto no ranking), cujo desempenho positivo em 2011 (+9,1%), foi uma grande surpresa para o combalido mercado europeu no ano passado.
Para se ter uma idéia disso, os mercados da França (-1,3%), Grã-Bretanha (-2,3%) e Itália (10,5%), apresentaram quedas na produção e comercialização de veículos.
Ao contrário da baixa performance dos países europeus, dois mercados asiáticos registraram ótimos desempenhos, com destaque para a Rússia, cujo mercado automotivo apresentou expansão de vendas de 38,9% no ano passado, e a Índia, com crescimento de 6,1%.