Mapeamento realizado pela Liga Insights Retail destaca que o setor de varejo nacional já conta com soluções concretas de 216 startups.
O levantamento – o primeiro do gênero no Brasil – compreendeu avaliações de 4.163 startups em todo o país e as 216 enquadradas em varejo foram distribuídas em 11 categorias que cobrem toda a cadeia do setor.
Dentre as startups com aplicações e soluções no varejo estão inovações para gestão de lojas (31 startups), pagamentos (26 startups), logística (18 startups), IoT, Big Data e novas tecnologias (21 startups).
Segundo Fabíola Paes, fundadora da Neomode e head of retail lab no OasisLab, das 216 startups mapeadas, 115 foram classificadas como soluções da chamada “Loja 4.0”, conceito que envolve o uso de inteligência artificial, realidade virtual, robótica e internet das coisas.
“Essa “inteligência digital” aprimora a experiência de compra e permite ao consumidor, por exemplo, realizar suas compras de casa e ir à loja só para retirar o produto, evitando filas, ou receber ofertas daquilo que realmente interessa à sua necessidade”, diz Fabíola Paes.
O relatório completo pode ser acessado no link https://liga.ventures/insights-varejo/
Juntamente com o estudo, a Liga Ventures está anunciando seu novo programa de aceleração focado em conectar startups com grandes empresas do setor de Varejo e que também conta com parceria do OasisLab, espaço de inovação do setor com inauguração prevista para julho, em São Paulo.
Para maiores informações, acesse: