Motorista profissional há seis anos – e prestes a abandonar a profissão recentemente -, o brasileiro Luis Carlos dos Santos (na foto: ao centro) foi o grande vencedor do Scania Driver Competitions, competição que contou com mais de 56 mil inscritos em quatro países latino-americanos (Argentina, Brasil, Chile e Peru).
Natural de Salvador (BA), o agora melhor motorista de caminhão da América Latina superou outros 11 condutores classificados para a final do Scania Driver Competitions – realizado no último fim de semana na Estância Alto da Serra, em São Bernardo do Campo (SP).
Na grande final, Santos enfrentou o argentino Hugo Armando Valdiviezo, de 35 anos. A terceira colocação ficou com outro brasileiro: Ruy Hermes Gobbi, de 49 anos e natural de São José (SC). Hugo Armando Valdiviezo ganhou um prêmio de R$ 25 mil, e Ruy Hermes Gobbi R$ 15 mil, para compras em rede conveniada.
Luis Carlos dos Santos (com esposa e filho) levou para casa um caminhão Scania Streamline R 440 6×2 zero quilômetro.
“Agradeço a Scania e a todas as equipes que tornaram possíveis esta competição ser organizada pela primeira vez. Quero dar os parabéns pela valorização, reconhecimento e capacitação que a Scania dedica aos motoristas de caminhão. São presentes para a vida inteira”, diz o campeão Luis Carlos dos Santos.
“Dedico esta vitória à minha família, a todos os caminhoneiros e de forma especial ao meu pai, que já foi motorista e me inspirou. Agora, ao ganhar o caminhão, começo uma nova vida”.
Santos estava prestes a desistir da profissão, após seis anos de estrada. “Quando me credenciei para a final nacional 2016 e peguei o terceiro lugar, em outubro, repensei a decisão. Aconselho a todos os motoristas a valorizar sua profissão, a ter mais amor por ela. Quem está pensando em abandonar não faça isso. Nós movimentamos o Brasil”.