A Braskem inaugurou nesta quinta-feira, 13, sua mais nova fábrica de butadieno – matéria-prima usada na produção de borracha sintética aplicada na produção de pneus, entre outros -, no Polo Petroquímico de Triunfo (RS).
A planta local recebeu investimentos totais de R$ 300 milhões e vai produzir 103 mil toneladas de matéria-prima por ano, além de gerar 60 novos empregos diretos.
Em nota, a empresa destaca que a planta de butadieno gaúcha irá dobrar o volume dessa matéria-prima processada no polo de Triunfo e contribuirá com o avanço da cadeia de borrachas sintéticas no estado.
A unidade já está operando a plena capacidade de produção, o que eleva a oferta máxima de butadieno em Triunfo para cerca de 210 mil toneladas por ano. A empresa também produz 180 mil toneladas por ano de butadieno em Camaçari (BA) e 80 mil toneladas por ano em Capuava, no ABC Paulista (SP).
Além de representar uma oportunidade de atender à demanda mundial, a decisão de investir na expansão de butadieno tem por base o potencial da cadeia produtiva de borrachas sintéticas no Brasil, destaca a empresa.
Um bom exemplo é o da indústria automotiva nacional, que vem crescendo cerca de 8% ao ano, o que tem motivado fabricantes de pneus a investirem em novas unidades no país.
“Adicionalmente ao potencial de crescimento de empresas já instaladas no Brasil, estamos em contato com companhias da indústria global de borracha sintética interessadas em produzir no País. Desta forma o butadieno, inicialmente destinado ao mercado internacional, poderá ser gradativamente industrializado internamente”, afirma em nota o vice-presidente da Unidade de Petroquímicos Básicos da Braskem, Rui Chammas.