A indústria de pneus e borrachas ganhará um grande reforço a partir de junho deste ano. Na data, entra em operação a nova planta industrial da Braskem, no Pólo Petroquímico de Triunfo (RS).
A unidade será responsável pela produção de Butadieno, matéria-prima utilizada para a produção de pneus e de borrachas em geral.
O investimento da companhia nessa nova unidade fabril é de R$ 300 milhões. A mesma terá capacidade para produzir 100 mil toneladas adicionais de butadieno por ano. Hoje a Braskem tem uma capacidade instalada de 105 mil toneladas do insumo.
Um dos principais motivos da aposta da Braskem no Butadieno é o forte aquecimento observado na produção brasileira de automóveis, caminhões e de artefatos de borracha.
Por outro lado, a expectativa de empresários ouvidos durante a Expobor/Recaufair é de que a entrada em operação dessa unidade da Braskem eleve a produção do insumo e ajude a minimizar o impacto do aumento de preços da borracha natural e sintética observado no mercado internacional.