A Bridgestone Américas anunciou a produção de pneus de demonstração feitos com 75%*¹ de materiais reciclados e renováveis, incluindo borracha sintética feita com plásticos reciclados e borracha natural*² colhida de arbustos cultivados no deserto do Arizona (EUA).
A empresa completou a produção de 200 pneus de demonstração e está buscando uma avaliação conjunta com as montadoras para uso na próxima geração de SUVs e crossovers eletrificados.
A iniciativa integra o compromisso da maior empresa produtora de pneus do mundo na utilização de materiais 100% sustentáveis em seus produtos até 2050.
OS PNEUS SUSTENTÁVEIS
Projetados e desenvolvidos no Centro Tecnológico das Américas da Bridgestone em Akron, Ohio, o novo pneu foi produzido na fábrica de pneus radiais Aiken County Passenger/Light Truck em Graniteville, Carolina do Sul.
A fábrica de Aiken é a primeira instalação de fabricação de pneus na América a obter a Certificação ISCC (International Sustainability and Carbon Certification) Plus, pela transparência e rastreabilidade de matérias primas sustentáveis, incluindo materiais de origem biológica e de base circular.
Aiken também opera uma matriz solar no local, que fornece energia renovável e que ajuda a alimentar as operações da fábrica.
75% MATERIAIS RECICLÁVEIS E RENOVÁVEIS
Os pneus contêm uma infinidade de materiais derivados de matérias-primas recicladas. Incluem monômero reciclado, produzido com materiais reciclados, incluindo garrafas plásticas, para criar a borracha sintética no pneu¹ assim como o aço reciclado, negro de fumo reciclado, derivado de TPO*4 negro de fumo, e negro de fumo de base biológica*5. Vários materiais são certificados pelo ISCC PLUS.
GUAIÚLE
O novo pneu é o primeiro on-road a utilizar guaiúle, borracha natural derivada do arbusto do deserto e cultivada na instalação agrícola de P&D da Bridgestone guaiúle em Eloy, Arizona.
A Bridgestone investiu mais de 10 anos e cerca de 100 milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento de guaiúle como uma alternativa à borracha natural importada da árvore Hevea Brasiliensis, cultivada principalmente em Sudeste Asiático.
O guaiúle pode servir como uma alternativa às culturas existentes, como a alfafa e o algodão, no deserto americano do sudoeste da região, que requer apenas a metade da água para cultivar.
O insumo faz parte do plano da Bridgestone para atingir a neutralidade de carbono e fazer 100% dos pneus com materiais sustentáveis até 2050. A empresa está visando a produção comercial de borracha natural derivada de guaiúle até o final da década.
O desenvolvimento de 75% de pneus reciclados e renováveis pela Bridgestone está alinhado com o Bridgestone Compromisso E8, que consiste em 8 valores que começam com a letra “E”. (Energia, Ecologia, Eficiência, Extensão, Economia, Emoção, Facilidade e Empoderamento) que orienta as decisões da empresa para uma sociedade mais sustentável.
*¹ 38% Renovável, 37% Conteúdo Reciclado
*² A borracha natural contém hevea e guayule
*³ Os materiais sustentáveis são aqueles que:
(1) provêm de recursos com um fornecimento contínuo;
(2) podem ser utilizados como parte do negócio a longo prazo; e
(3) têm um baixo impacto ambiental e social ao longo de seu ciclo de vida, desde a aquisição até o descarte
*4 Óleo de Pirólise de Pneus
*5 Borracha de butadieno bio, bio-circular e circular certificada pela ISCC, borracha de butadieno estireno e borracha de butadieno estendida em óleo. (Sustentável conteúdo é alocado utilizando a abordagem de equilíbrio de massa do ISCC).
Visite www.bridgestone.com.br para mais informações. |