O estudo teve por objetivo medir o grau de satisfação do consumidor com o pneu original de seu veículo e também buscou analisar qual marca de pneu mais agrada aos consumidores.
Quatro fatores foram analisados para isso: durabilidade/confiabilidade; controle/tração; rodagem/ruído; e aparência;
Os índices de satisfação geral se baseiam em uma escala de 0 a 1.000 pontos e são calculados com embasamento na avaliação dos clientes em 17 atributos.
Segundo a consultoria, a pesquisa aponta que a imagem que as marcas passam muitas vezes não está de acordo com as expectativas dos consumidores, principalmente em relação ao consumo eficiente de combustível, rodagem e ruído.
Esse fato vale ser considerado, pois 40% dos consumidores disseram se importar mais com o desempenho do pneu do que com o preço mais alto. Além disso, os consumidores japoneses pagam, em média, 39% a mais nos pneus de reposição, aponta o estudo.
Outro fator importante citado pela J.D. Power é que a satisfação do cliente com os pneus originais do veículo tem impacto direto nas intenções de compra futura: ou seja, os consumidores são levados a comprar a mesma marca de pneu novamente.
Entre os proprietários satisfeitos, 82% indicam que “provavelmente” ou “definitivamente” comprarão novamente a marca atual de seu pneu original.
Em uma escala de 0 a 1000 pontos, os pneus da líder do mercado mundial, a Bridgestone obtiveram 591 pontos de satisfação dos consumidores, seguido pela compatriota Yokohama com 567 pontos.
A Dunlop foi a 3ª melhor cotada com apenas seis pontos de diferença para a 2ª colocada. A Falken vem em seguida com 548 pontos.
Veículos “Compactos”
No mesmo tipo de escala, o segmento de carro compacto teve o mesmo panorama do segmento de carros “mini”, com predileção pela Bridgestone que alcançou 590 pontos, seguida pela Yokohama com 584 pontos e Dunlop com 574 pontos.
A Toyo foi a 4ª melhor cotada com 546 pontos.
No segmento de passeio o panorama foi totalmente diferente dos outros com Michelin e Continental, respectivamente, na frente da Bridgestone.
Em pontuação, a empresa francesa atingiu 651 pontos, três a mais que a Continental com 648 pontos. A Bridgestone ficou com 633 pontos, seguida pela Dunlop com 630 pontos.
Yokohama (605), Goodyear (578) e Toyo (577) vierem em seguida.
Minivans
Para minivans, a Yokohama foi a preferida dos consumidores do segmento com 594 pontos, seis pontos a frente da Bridgestone que desta vez ficou como a 2ª melhor cotada com 588 pontos.
A Dunlop vem em seguida com 584 pontos e a Toyo com 568 pontos.