A Zona Industrial de Zavolzhye, localizada em Ulyanovsk Oblast, Rússia, deve receber a primeira fábrica de pneus de veículos de passeio da Bridgestone Corporation naquele país.
A decisão foi anunciada nesta segunda-feira, 15, pelo board da Bridgestone, em Tóquio, e terá como co-investidor a Mitsubishi Corporation.
A nova empresa – Bridgestone Tire Manufacturing C.I.S. LLC (BMCIS) – receberá investimentos totais de 37,5 bilhões de ienes (US$ 378,8 milhões), dos quais 90% a serem aplicados pela Bridgestone e 10% pela Mitsubishi Corporation.
Além dos investimentos anunciados, a parceria firmada entre as gigantes japonesas permitirá à Mitsubishi deter 20% do capital da Bridgestone C.I.S. LLC -, com a Bridgestone Corporation detendo os demais 80% do capital estimado em 1,8 bilhão de ienes.
O início das atividades da nova planta industrial está previsto para o primeiro semestre de 2016 para uma produção diária de 12 mil pneus de passeio até o segundo semestre de 2018, período em que 800 colaboradores deverão estar empregados na unidade de Ulyanovsk Oblast.
Segundo informe da empresa, a Rússia é hoje um mercado potencial para o segmento automotivo e de pneus. Com uma população superior a 300 milhões de habitantes, tem registrado forte impulso econômico, em especial na venda de veículos novos o que tem ampliado a demanda por pneus OE (equipamentos originais e de reposição).
A Nokian, Pirelli, Michelin e Continental também estão apostando firme no mercado russo, em detrimento da combalida economia da Zona do Euro.
Links relacionados:
Rússia e Brasil, dois cases e casos especiais
2013 vai ser bom, mas 2014 e 2015 serão melhores
Pirelli terá 1.700 pontos de venda na Rússia
Continental vai construir fábrica de € 240 milhões na Rússia