A Bridgestone Corporation anunciou nesta segunda-feira, 04, o fechamento de sua fábrica de pneus de passeio localizada na cidade italiana de Modugno, em Bari. A unidade, inaugurada em 1962, tinha capacidade para a produção de 21 mil pneus por dia e empregava 950 trabalhadores.
A empresa japonesa destaca em nota que apenas a unidade de Bari terá suas operações encerradas e tal decisão não tem efeito sobre o Centro Técnico da Bridgestone Europe Spa – próximo de Roma -, e do escritório de vendas da Bridgestone Itália SPa, em Agrate Brianza. Ambos continuam operacionais.
Segundo a companhia, a decisão leva em conta a queda de 13% nas vendas de pneus na Europa em 2012 e a baixa expectativa de recuperação da economia da Zona do Euro até 2020. O único segmento com previsões positivas na Europa é o de pneus Premium, de altíssima performance.
Concorrência
A Bridgestone Corporation deixou claro que a decisão também leva em consideração a crescente pressão oriunda de pneus oriundos de mercados emergentes sobre o mercado italiano.
A empresa não diz quais seriam esses mercados emergentes, mas ressalta que o produto que entregam na Europa tem vantagens e elevada competitividade em custos.
Tais produtos – de baixa qualidade – têm ampliado cotas de participação sobre o mercado italiano de pneus em detrimento da qualidade dos produtos que a Bridgestone produz e comercializa no mercado, que acabam sendo mais caros, diz a empresa na nota oficial.
Na visão da maior empresa produtora de pneus do mundo, a Itália está sendo penalizada por isso e também por custos de energia e de logística elevados.
A Bridgestone lamenta o fato de estar encerrando as operações da planta de Bari, sendo a tomada dessa decisão feita após análise minuciosa de todas as alternativas possíveis, mas nenhuma delas viável.
“A companhia está disponível para iniciar discussões sobre o prazo e as condições para o fechamento da empresa e buscar os melhores caminhos para minimizar o impacto social que a decisão acarreta sobre 950 colaboradores envolvidos”, aponta o informe de mercado.
O encerramento oficial das atividades está previsto para o primeiro semestre de 2014.
A unidade italiana de Bari era uma das oito fábricas de pneus que a Bridgestone possui na Europa. As demais instalações ficam na Espanha, França, Polônia e Hungria.