Na equipe de gerência, o total atinge 27,7% em toda a América Latina.
No Dia Internacional da Mulher, a Bridgestone traduz em números seus projetos de inclusão e empoderamento feminino.
Até o final de 2023, a representação feminina em cargos de liderança de mais alto nível chegou a 37,5%, enquanto na equipe de gerência, o total atingiu 27,7% em toda a América Latina.
Nas fábricas da Bridgestone no Brasil, 4% do número total de funcionários são colaboradoras e 11% é a representatividade de mulheres em posição de liderança na área industrial.
Entre as principais atividades realizadas no período estão a qualificação da mão de obra da comunidade local, com turmas focadas no público feminino. Nas regiões de Santo André (SP) e Camaçari (BA) em que possui suas plantas de pneus, a empresa desenvolve projetos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), preparando mulheres para atuar na indústria da borracha ou como operadoras de empilhadeira, por exemplo. Em 2023, um total de 74 mulheres foram qualificadas.
Com foco na atração de mais mulheres para a indústria automotiva e da borracha, a Bridgestone iniciou, em 2022, um mapeamento de seus postos de trabalho para identificar as adaptações necessárias nas fábricas para a inclusão de mulheres em atividades até então exercidas exclusivamente por homens.
O projeto foi realizado com equipe multidisciplinar composta por ergonomistas, médicos do trabalho, segurança do trabalho, gerência de produção e liderança e, a partir desta avaliação, as diretorias das plantas assumiram o compromisso e desenharam planos de ação para implementar as adaptações necessárias.
Além das adaptações de acessibilidade dos maquinários, a companhia implantou diversas melhorias, como uniformes femininos e para gestantes e a renovação das salas de apoio à lactação e vem investindo em diversas atividades dedicadas às colaboradoras, como o VideoCast, que é realizado por mulheres, em ambiente descontraído, trazendo um bate-papo sobre temas relevantes relacionados à inclusão e diversidade das mulheres na sociedade e no mercado de trabalho, com relatos de experiências de suas colaboradoras e/ou convidadas.