A Bridgestone Europa está de olhos bem focados no mercado OTR. Tanto assim que apresenta pela primeira vez o programa Total Tyre Care especialmente desenvolvido para operadores de frotas de equipamentos fora de estrada (OTR) em operações como mineração, construção civil, serviços rodoviários e portos.
Segundo informe da empresa, o programa se baseia em três pilares: o Total Tyre Life, o Total Tyre Services e o Total Tyre Systems.
O Total Tyre Life tem por objetivo maximizar a vida útil do pneu através da oferta de produtos premium – mais resistentes e adequados às aplicações dos clientes.
Entre esses pneus a empresa destaca o 20.5R25 VSDR para carregadeiras e tratores de esteira, ou o 875/65R29 VLTS para tração em caminhões articulados, próprios para aguentar o tranco em superfícies rochosas, cascalhos, pátios de mineração, pedreiras e canteiros de obras. O produto é voltado para caminhões para o transporte de 40 a 50 toneladas.
Outro gigante na área, o pneu 59/80R63 VRF – de 5,2 toneladas e 4,02 metros de diâmetro -, se aplica a caminhões basculantes capazes de transportar entre 380 e 400 toneladas. Aqui a Bridgestone recomenda aplicação em minas de carvão e cobre e petróleo.
Os outros pilares
Além da oferta de produtos para cada tipo de aplicação, a Bridgestone está oferecendo um pacote de serviços que vai da inspeção e assessoria técnica para seus clientes. Isso é feito dentro do Total Tyre Services.
Já o terceiro pilar – Total Tyre Systems – incorpora ferramentas de monitoramento como TPMS (Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus), que entre outras coisas permite um controle on line e imediato da pressão dos pneus, das condições e profundidade do piso, emitindo relatórios precisos e concisos que permitem a correção de problemas imediatamente, gerando maior economia à operação.
Tudo isso está sendo apresentado na BAUMA 2013 – uma das maiores exposições de veículos, máquinas e equipamentos voltados para o segmento OTR do mundo -, em Munique, até o dia 21 de abril.