A Bridgestone anunciou hoje ter vencido processo contra a quebra de patentes de seus produtos feita contra a fabricante de pneus chinesa Guangming Tyre Group Co. Ltd.
A ação movida pela Bridgestone junto ao Tribunal de Pequim, em maio do ano passado, alegou a violação de direitos de patente sobre a produção e venda de pneus de caminhões que usam tecnologia e design criados pela empresa e que foram violados pela Guangming Tyre Group Co.
A justiça de Pequim deu ganho de causa à Bridgestone, reservando uma indenização a ser paga pela Guangming Tyre Group Co. Segundo agências internacionais, essa multa seria de apenas 15.800 dólares. A Guangming Tyre Group Co., destacou que acatará a decisão da justiça de seu país e não recorrerá da decisão.
Em nota ao mercado, a Bridgestone destaca que continuará tomando medidas agressivas nos tribunais e reguladores dos países e mercados onde atua em defesa de seus produtos e tecnologias.
Empresa de fundo de quintal?
Não é a primeira vez que a Guangming Tyre Group Co., ao invés de produzir e vender pneus, é obrigada a se sentar no banco dos réus e explicar seu lado menos ‘honesto’ de trabalho.
Através da Resolução 33, de 09 de junho de 2009, proferida pela Camex brasileira, a empresa chinesa – junto com outras 11 companhias daquele país -sofreram processo de dumping pelo governo brasileiro.
A ação, movida pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) tinha como contrapartes a Bridgestone, Goodyear e Pirelli.
Leia mais sobre a Resolução 33.