O 12º Bridgestone World Solar Challenge 2013 – corrida de 3.000 km entre Darwin e Adelaide, na Austrália, com veículos movidos à energia solar, terá 45 equipes de 26 países competidores, um recorde para a tradicional competição organizada pela maior empresa produtora de pneus do mundo.
São três as classes de competição: a Adventure Class (apresentação de veículos que já competiram anteriormente), a Cruiser Class (cujos veículos serão julgados pelo design e praticidade) e a Challenger Class (cujos veículos serão julgados pela eficiência da mobilidade através da energia solar).
Segundo a Bridgestone, na Adventure Class os veículos contam com três rodas e um motorista. Na Cruiser Class os veículos têm quatro rodas, um motorista e um passageiro. Já na Challenger Class os veículos contam com quatro rodas e apenas o motorista.
O 12º Bridgestone World Solar Challenge 2013 acontece entre 06 e 13 de outubro, com a largada na cidade de Darwin e a chegada – prevista – na cidade de Adelaide, em um percurso de 3.000 km.