A primeira etapa do sistema Bus Rapid Transit (BRT) de Belo Horizonte – conhecido como MOVE – entrou em operação no último sábado, com o suporte de 18 ônibus articulados Mercedes-Benz O 500 MA, destaca informe da Mercedes-Benz do Brasil.
Segundo a BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte), o MOVE terá mais de 23 km de extensão, três vias de ligação, 40 estações de transferência e cinco estações de integração e transportará mais de 700 mil passageiros diariamente. A previsão é que o sistema reduza o tempo médio de viagem em 45%.
Para atender à demanda total do BRT de Belo Horizonte as empresas operadoras adquiriram 500 chassis de ônibus Mercedes-Benz, sendo 200 unidades do articulado O 500 MA e mais 300 de outros modelos, como os chassis OF 1724 L, com motorização de 6 cilindros e 238 cv, confortável suspensão pneumática, coluna de direção ajustável e retarder incorporado.
A Mercedes-Benz está presente nos principais sistemas BRTs no mundo, como de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, no Brasil, Colômbia, Chile, México e Turquia.