A Nissan concedeu para a ZF, o Prêmio de Fornecedores Globais da Nissan 2017, por inovação no oferecimento da câmera Scam 3.5 que integra o aparato tecnológico ProPILOT Assist™ que equipa a quinta geração da minivan Serena, comercializada no Japão.
Esse prêmio ressalta a filosofia “Ver, Pensar e Agir” lançada pela ZF na IAA 2016, fundamentada no desenvolvimento e na inovação de produtos e tecnologias de condução autônoma, um trabalho que conta com conjunto completo de sensores (câmera, radar e LIDAR), unidades de controle eletrônico (NVIDIA Pro AI e ECU – Unidade de Controle Eletrônica – de Domínio de Segurança) e sistemas mecânicos inteligentes (direção, freio e sistemas de suspensão ativa) que controlam precisamente os veículos em modos convencionais ou automatizados.
A Minivan Serena incorporou a tecnologia ProPILOT Assist™ em 2016, e segundo informe da Nissan, a montadora foi a primeira empresa do Japão a introduzir um sistema que combina controle automatizado da direção, acelerador e freios – que podem ser operados no modo automático – facilitando a pressão sobre o condutor do veículo no trânsito das cidades e rodovias.
O ProPILOT Assist™ usa o processamento de imagens – dai a importância da câmera Scam 3.5 ZF – que lê e processa as condições do tráfego e executa uma direção precisa. O sistema pode ser desativado com um simples no botão que se localiza no raio da direção (botão azul do lado direito).
O sistema controla a direção e os freios com base nas informações obtidas por uma câmera, cujas imagens contam com software processador de imagens – que reconhece de forma tridimensional os veículos que seguem afrente, na lateral, bem como os marcadores de pista.
No painel o condutor do veículo pode obter e visualizar todas as condições do tráfego pela interface de tela – onde normalmente de posicionam instrumentos como o hodômetro e velocímetro.
Uma vez ativado o ProPILOT Assist™, o sistema controla automaticamente a distância entre o veículo da frente e lateral – usando uma velocidade predeterminada pelo condutor (entre 30 km/h a 100 km/h).
O sistema também corrige a trajetória do veículo lendo os marcadores de pista e controlando a direção, mesmo em curvas.
Essa tecnologia está sendo ampliada pela Nissan a diversos modelos, não apenas no Japão, mas nos Estados Unidos e Europa. Neste ano, por exemplo, já foi introduzido no Qashqai comercializado na Europa.
Ele também já é parte integrante do carro elétrico mais vendido em todo o mundo, o LEAF 2018, que está sendo apresentado oficialmente nesta terça-feira, 05, nos Estados Unidos, e, também o comercial leve elétrico Nissan E-NV200™.
Em janeiro deste ano, durante o North American International Auto Show (NAIAS), a montadora apresentou o Vmotion 2.0 Concep, que também incorpora a tecnologia ProPILOT Assist™.
É intenção da empresa ampliar essa tecnologia para 10 modelos a serem lançados até 2020 pela Renault-Nissan Alliance. A Nissan considera o ProPILOT Assist™ como um passo maduro em direção à tecnologia autônoma, cujo modelo nesse sentido também está previsto para 2020.